January 7, 2012

com os cumprimentos dos across tundras


Enquanto alguns continuam a pregar aos sete ventos que o download ilegal é o diabo que está a matar a indústria musical, muitos outros há que sempre souberam que a música, antes de um bem de consumo, é sobretudo uma forma de arte e, como tal, existe para ser partilhada e apreciada. E que essa mesma partilha, contrariando a crença bacoca dos fundamentalistas anti-download, pode mesmo fomentar outras fontes de rendimento, para além da óbvia aquisição do formato físico.
É o caso dos grandes Across Tundras, que se têm dedicado a partilhar gratuitamente boa parte da sua obra discográfica, através do Bandcamp. Mas não satisfeitos com isso, os Across Tundras associaram também a sua Amplified Din Sound ao Bandcamp, por forma a levarem às massas o fruto do trabalho dos seus projectos paralelos, bem como o dos projectos de amigos e correligionários.
Há por aqui muita coisa boa. Seja o próprio T.G. Olson, guitarrista e vocalista dos supracitados, com o seu projecto a solo, a dar largas à sua faceta mais country/folky; sejam os Brightstar, dignos representantes da melhor tradição do rock sulista, também com Olson, agora a ser comandado pela voz inebriante de Shannon Murphy; sejam os quase-míticos Exam (ou Examination of the..., para os preciosistas), que, para não destoar, contavam com Olson nas suas fileiras, numa encarnação anterior aos Across Tundras; seja Funeral Electrical, projecto drone do norueguês Inget Namn (o norueguês sem nome, portanto). Façam favor de conferir aqui.