marnie x 2

Marnie Stern - "In Advance of the Broken Arm" (2007, Kill Rock Stars)
Marnie Stern - "This Is It and I Am It and You Are It and So Is That and He Is It and She Is It and It Is It and That Is That" (2008, Kill Rock Stars)


Não me canso de falar desta senhora. E não me canso de lhe fazer publicidade, até que o mundo lhe dê a atenção que ela merece e se renda em definitivo aos seus encantos. Não só aos seus encantos mais aparentes (sim, ela é muito gira - o que, só por si, já deve captar a atenção da audiência masculina deste blogue), mas também, e sobretudo, ao seu virtuosismo como guitarrista e compositora.

Apenas algumas linhas sobre os seus dois únicos registos em longa-duração até à data, que eu espero que ajudem ao despertar de consciências.
"In Advance..." é sobretudo um disco de experimentação sónica, de exploração e palpação do terreno. Não sendo um disco formalmente experimental, nota-se aqui um pouco o efeito 'tubo-de-ensaio'. É um disco de rock sem dúvida. De noise-rock, talvez. Cru, esteticamente freeform, com o seu quê de sujidade e a deliciosa voz de colegial de Marnie a servir de contraponto.
"This Is It..." segue-lhe as pisadas. Aqui a linguagem musical é mais cuidada, há uma maior atenção para com o formato-canção, uma maior depuração de ideias. Até conseguimos deslindar um certo açúcar pop que confere ainda mais encanto à mistura - a esquizofrenia sonora, essa, continua bem presente. É sem dúvida um disco mais maduro e que demonstra uma clara evolução - mas atenção, são ambos muito bons.

Em suma, isto é para quem gosta de Hella, do Zach Hill e de restantes afiliações. Mas é, acima de tudo, para quem gosta de música com uma boa dose de insanidade e risco associada.
E se isto não vos convenceu, então acho que vamos ter que partir para a violência...

Popular Posts