os vídeos da hydra head pt. 1

Botch - "061502" (2006, Hydra Head) (DVD + CD)

«Botch is dead.». Assim começa a carta de despedida aos Botch de Brian Cook, que serve de introdução a este DVD, gravado no último concerto da banda no Showbox de Seattle, em 15 de Junho de 2002.
E afinal, quem são estes Botch? Digamos apenas que quem gosta de metal, hardcore, barulho, o que quer que seja e nunca deles tenha ouvido falar, é como se toda a sua vida tivesse vivido neste planeta e nunca tivesse visto o mar. Nunca se tivesse apaixonado. Nunca tivesse visto o nascer do sol.
Poucas bandas se poderão gabar de terem marcado de forma indelével o panorama musical, a própria história da música, influenciando e inspirando tanto os fãs como outros músicos. Os Botch são um desses raros casos.

Mais do que uma simples gravação de um concerto, este "061502" é um documento histórico a celebração de um mito futuro, de uma entidade quase-divina, cuja simples existência foi absolutamente necessária para o bem-estar dessa criatura viva em constante evolução e mutação que é a música. Mais do que mero som imagem, isto é a matéria de que as lendas são feitas.
14 faixas demolidoras que atravessam toda a breve discografia da banda, mais de uma hora que mostra o juguernauta avassalador que eram os Botch em toda a sua força (aqueles que elevaram a dissonância ao estatuto de arte), o gato Chauncey que usava um colar de pérolas, a versão do "Rock Lobster" dos B-52s, uma Epiphone Les Paul que teimava em não partir, o caos e a catarse final. Mais uma série de extras, que incluem comentários da banda a toda a actuação no Showbox (hilariante!), o vídeo para "St. Matthew Returns to the Womb" e mais cinco faixas gravadas ao vivo num concerto em Bellingham, em 2000. E ainda a versão áudio de todos os 14 temas em CD.

Talvez a qualidade da imagem, por vezes, não seja a melhor. Talvez a seccção de extras pudesse ser mais completa ou exaustiva. Talvez os Botch nunca devessem sequer ter acabado e este vídeo nunca devesse ter existido. Mas o facto é que ele existe, e que os Botch acabaram mesmo. E uma vez que as coisas são como são e não vale a pena acreditar piamente numa reunião, porque, provavelmente, ela nunca irá acontecer, resta-nos este DVD, que, mesmo com todas as suas falhas e lacunas, permanecerá na história como objecto de culto e devoção. Um mito e nada menos que um mito.

Popular Posts