frota de raposas

Fleet Foxes - "Fleet Foxes" (02.06.2008, Sub Pop)

As abelhinhas fazem o mel, os passarinhos fazem os seus ninhos, os coelhinhos fornicam... Bom, que nem coelhinhos e as raposinhas, ao que parece, escrevem belas canções.
O que me chamou a atenção nestes Fleet Foxes, e para este seu albúm de estreia em particular, não foi o suposto hype que estará a ser gerado em torno da banda (nunca antes havia eu ouvido falar destas magníficas criaturas), mas sim a elegante junção por eles praticada, entre a música folk no seu sentido mais tradicional (sem prefixo freak, portanto) e outras sonoridades. Nomeadamente, a pop de mais fino recorte, bem como algumas tiradas a puxar ao rock para boa medida. Mas o rol de influências é vastíssimo. A Sub Pop chama-lhe, com alguma propriedade, "baroque harmonic pop"... E depois há a voz e aqueles coros quase-gospel, que eu apenas consigo classificar como sublimes.
Fala-se aqui de um disco de sol, seja na praia ou no campo. De e para dias felizes e despreocupados. Sem dúvida, o feel good record of the summer.

Nota: De ora em diante, sempre que aqui virem o selo 'Sharing is Caring', cliquem nessa mesma imagem para aceder ao link para a 'batota'. Mas, como não me canso de dizer: Apoiem os artistas! Comprem os discos!

Popular Posts