o belo do vinil pt. 1

Celebration - "The Modern Tribe" (2007, 4AD) (12"): Fui iniciada nas artes Celebratórias pela minha estimada Extravaganza, e logo tratei de aprofundar o meu conhecimento.
Diz-se deles que os concertos são pura e simplesmente extasiantes, fala-se ainda em "modern soul music", mas basta-me a voz de Katrina Ford (também conhecida como a bela moçoila que cede os seus préstimos vocais aos TV on the Radio), tão sublime e poderosa, para fazer dos Celebration algo de muito especial.

Omar Rodriguez - "Omar Rodriguez" (2006, Erika/GSL) (12"): Este álbum homónimo do Sr. Rodriguez-Lopez (um singelo picture disc de edição limitada a 2.000 cópias, que me veio parar às mãos pela módica quantia de 12,50€) é mais uma prova do seu virtuosismo como guitarrista e compositor, se tal ainda for necessário.
Aqui segue-se uma dieta rigorosa, à base de doses generosas de experimentação, psicadelismo, free-jazz e ambiências latinas. Indispensável a todos aqueles que, como eu, são adeptos fervorosos de At the Drive-In, The Mars Volta e suas ramificações.

Sunn 0))) - "Oracle" (2007, Southern Lord) (12"): "Orakulum", a segunda faixa deste EP, é uma composição destinada a acompanhar a colaboração ao vivo entre os Sunn 0))) e o escultor nova-iorquino Banks Violette, que teve lugar na galeria Maureen Paley, em Londres, em Junho de 2006. Esta colaboração performativa, que decorreu num espaço fechado no interior da galeria, destinava-se a gerar ou suscitar uma sensação de ausência, perda e um fantasma daquilo que já foi, das coisas passadas. Juntamente com a primeira faixa, "Belülrol Pusztít" (que em húngaro significa 'que destrói a partir do interior'), de carácter mais experimental, este EP pretende documentar a interpretação dos Sunn 0))) dessa mesma colaboração. Nas palavras dos próprios.

Don Caballero - "World Class Listening Problem" (2006, Relapse) (12"): Este "World Class Listening Program" é o último registo, já após o desmembramento e subsquente reunião, desse nome maior do math-rock, que são os Don Caballero.
Trata-se, tão somente, de um tratado portentoso em como harmonizar tecnicismo/precisão milimétrica e música. Se acham que os Battles inventaram a roda, isso é só porque ainda não ouviram Don Cab.

Owls - "Owls" (2001, Jade Tree) (12"): Banda já extinta dos manos Kinsella e restantes membros dos, também já extintos, Cap'n Jazz (com excepção de Davey 'The Promise Ring' von Bohlen), estes Owls dão continuação ao corpo de trabalho iniciado por esses mesmos Cap'n Jazz: emocore da velha guarda, carregado de inflexões e com alguma carga experimental. Peco por não os ter conhecido mais cedo, mas, já dizia a minha avózinha, mais vale tarde!

Popular Posts