subtil desfile de estrelas

Subtle - "Yell & Ice" (2007, Lex)

Conheci os Subtle hoje, e o que me chamou realmente a atenção foi o autocolante que anunciava "Ltd. edition mini-album featuring collaborations with members of TV on the Radio, The Notwist, cLOUDDEAD, Wolf Parade". Fiquei impressionada e resolvi arriscar.
Antes ainda de iniciar a sua audição, fiz uma incursão pela 'viquipédia' para uma investigação mais aprofundada, e o que descobri deixou-me ainda mais impressionada.
Os Subtle são um sexteto que conta nas suas fileiras com duas das luminárias da anticon: Adam 'DoseOne' Drucker e Jeffrey 'Jel' Logan.
Este "Yell & Ice", que não sendo propriamente um mini-álbum, uma vez que contém nove faixas, é um conjunto de remisturas e reinterpretações do álbum de 2006, "For Hero: For Fool", que conta com as já referidas colaborações, entre outras. A saber: Chris Adams (Bracken e Hood), Markus Acher (The Notwist), Tunde Adebimpe (TVotR), Andrew Broder (Fog), Martin Dosh (Dosh), Dan Boeckner (Wolf Parade) e Yoni Wolf (Why?).
No global, trata-se de um conjunto coeso de excelentes faixas daquele típico hip-hop anticon (alternativo?), negro, denso e com um flow muito particular (DoseOne ao volante). Mais um que confirma a minha teoria que, regra geral, quando o artista é bom, é sempre bom, qualquer que seja a situação.

Nota: Ainda não é desta que o blog muda de nome, uma vez que uma colaboração não conta como projecto paralelo... Ufa, que já me safei!

Popular Posts